RESUMO DAS NOVELAS

21 de mar. de 2013

Greve! De Novo? Diretora do Sinte enxerga relação "desrespeitosa" do governo Rosalba Ciarlini com a Educação...



Coordenadora do núcleo regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte), em Assú, a professora Inês Almeida qualifica como desrespeitoso o relacionamento da gestão Rosalba Ciarlini com o setor educacional potiguar. Segundo ela, este foi um dos motivos da paralisação de advertência que os servidores estaduais da área promoveram na última semana. 
"Os funcionários paralisaram suas atividades nos dias 14 e 15 para pressionar o governo a dar respostas concretas à nossa pauta de reivindicações", declarou a líder sindical. Inês Almeida destacou que a falta de atenção do governo para com o setor ficou evidenciado com os relatos expostos na recente assembleia geral do Sinte, dando conta da falta de transporte escolar em vários municípios do Estado. 
"O ano letivo da rede estadual de ensino iniciou dia 18 de fevereiro e até hoje em vários lugares não existe transporte escolar assegurado pelo Governo do Estado", ressaltou a dirigente, citando como exemplo a situação dos estudantes na própria cidade do Assú. A representante sindical disse que procurou explicações sobre o problema na alçada da 11ª Diretoria Regional de Educação (Dired) local. 
Sindicalista destaca problemas com a gestão dos recursos 
Para a professora Inês Almeida, os problemas enfrentados pela educação do RN não se devem à falta de recursos financeiros nos cofres públicos estaduais. 
Para ela, o panorama reflete tão somente falta de uma correta e eficiente gestão. "Aliás, falta de gestão é a marca registrada da governadora Rosalba Ciarlini", alfinetou. Ela citou que a mobilização paredista da última semana foi alicerçada em dois pontos considerados fundamentais pelos trabalhadores em Educação. 
Primeiro, o descumprimento do Estado ao que é previsto no Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da categoria funcional que atua na rede escolar pública. "O Plano foi aprovado desde 2010, o governo cumpriu uma pequena parte dele e deixou o resto engavetado", observou. "Por outro lado, o Estado continua avançando na contratação de terceirizados, não cumpre o Plano nem realiza concurso público", destacou a representante sindical.
Além da paralisação de advertência que ocorreu nos dias 14 e 15 de março, os professores da rede pública estadual potiguar terão idêntica manifestação em abril. 
O manifesto futuro atenderá recomendação advinda da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília. Durante o encontro do Conselho Nacional de Entidades, a CNTE definiu que realizará uma Semana Nacional da Educação em abril. 

Finalidade:

A manifestação será focada na valorização dos profissionais em Educação e também agendou uma greve de três dias. "Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, mais um ano que estaremos lutando para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso país com uma greve nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril", explica o presidente da CNTE, Roberto Leão. 


Fonte o mossoroense. 
Via: RN NEWS
imagem: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz