RESUMO DAS NOVELAS

5 de jun. de 2012

Listão dos Fichas Sujas poderá ser divulgada hoje pelo TCE-RN muita gente vai ficar sem dormir!!!



Fonte montanhas em ação
via Itaú news/Emermerson silva

via martins em pauta






ilustração

A pessoa de Raimundo Hélio da Silva, 28 anos foi agredido com cerca golpes de faca na região abdominal, o fato ocorreu na noite desta segunda-feira(04), por volta das 23:50 horas , na Praça do Povo, em Patu/RN.
Raimundo Hélio foi socorrido para o Hospital local e em seguida transferido para o HRTM em Mossoró/RN, onde passou por cirurgia e o seu estado inspira cuidados. 
A Polícia Militar realizou buscas, mas até o momento não havia encontrado o suspeito, Djavan Caetano da Silva, 21 anos, que fugiu após o fato delituoso. O motivo que levou o jovem a praticar as agressões ainda é desconhecido, um inquérito Policial será instaurado pela 7ª DRPC para apurar as circunstancias do fato.

Via NPRN
via martins em pauta








Em Pau dos Ferros, o grupo situacionista já definiu que o candidato a prefeito será o ex-secretário de saúde, Fabrício Torquato (DEM), mas a questão em torno da escolha do candidato a vice... Apenas está começando!
Muitos apostam no nome da vereadora, Zélia Leite, como favorita para a vaga, entretanto, outro nome estaria despertando as atenções no grupo governista.
Segundo informações, o prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, tem em mãos resultados de pesquisas realizadas para "consumo interno" que colocam o nome do Pastor Raimundo Antônio de Oliveira Neto (Pastor Netinho), Líder local da Igreja Presbiteriana, numa situação confortável junto à opinião pública.
Além disso, o fato do Pastor "Netinho" ter conseguido angariar o apoio de 14 pastores de diferentes denominações evangélicas para a sua postulação inicial (pré-candidatura ao Legislativo), teria chamado a atenção dos integrantes do grupo governista que, diga-se de passagem, ficaram surpresos com a grande aceitação do nome do Líder da Presbiteriana local, dentro e fora do segmento evangélico.
Só para relembrar, o próprio prefeito Leonardo já teve um pastor evangélico como vice no ano de 2004 (Pastor Alfredo) e na época, a fórmula adotada para atrair a classe evangélica deu certo.


Cerca de 14 pastores de diferentes denominações evangélicas já declararam apoio ao nome do Pastor "Netinho".
Outro fator que pode contribuir para a indicação do nome do Pastor "Netinho" é o fato de que a vereadora, Zélia Leite, é encarada por muitos como uma candidata "puxadora de votos" na chapa proporcional situacionista e a retirada do seu nome poderá favorecer a eleição de algum postulante oposicionista ao Legislativo, algo que definitivamente não agradará aos líderes governistas.
Desta forma, o nome do Pastor "Netinho" poderá surpreender nesta reta final, quando o prefeito, Leonardo Rego, estará analisando cuidadosamente qual nome se encaixará melhor ao lado de Fabrício Torquato e que também, agregará um número maior de segmentos da sociedade para o sucesso nas urnas da chapa situacionista
Caberá ao povo aclamar o melhor nome e ao prefeito indicar o companheiro de chapa de Fabrício.


Façam as suas apostas!
via politica pauferrense




O prefeito da cidade de Rafael Fernandes, José de Nicodemo Ferreira Júnior (PMDB), que pretende disputar a reeleição, é mais um político alto-oestano que poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, caso tenha as suas contas relativas ao exercício de 2010 reprovadas pela Câmara de Vereadores.
Na sessão da próxima sexta-feira (08), os parlamentares apenas apreciarão o relatório enviado pelo TCE. Contudo, no dia 15 de Junho as contas do Chefe do Executivo serão colocadas em votação pela Casa Legislativa.
De acordo com informações preliminares, o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) foi pela aprovação das contas do prefeito, porém, o relatório teria apresentado várias ressalvas que apontam indícios de algumas irregularidades possivelmente cometidas na gestão de "Nicó" Júnior, fato que poderá levar os edis a optarem pela reprovação das contas e, consequentemente, tornarem o atual gestor inelegível para a eleição municipal.
Além das ressalvas apontadas no relatório do TCE, alguns edis alegam que o prefeito, "Nicó" Júnior, teria executado o orçamento de 2010 sem ter enviado a Lei Orçamentária Anual (LOA) para a aprovação da Câmara Municipal. 
Como se tudo isso não bastasse, corre a "boca miúda" que no mesmo período o prefeito teria utilizado uma emissora de rádio para dizer que não precisava da Câmara de Vereadores para governar. Esta, suposta, atitude arrogante por parte de "Nicó" Júnior poderá lhe custar caríssimo, inclusive, o direito de se candidatar.
Será que ele terá o mesmo destino do pai? 
Atual prefeito de Rafael Fernandes, "Nicó" Júnior, está trilhando os mesmos caminhos políticos do pai.
Só a título de informação, a bancada do prefeito na Câmara é formada por apenas três vereadores; Zuleide Rodrigues (PMDB), Anchieta (PSB) e Jório Cézar (PMDB).
Os demais edis; Charles Rêgo (PSB), Luizinho (PSB), Arimatea (PMDB), Lívia (PT), Galego (PSB) e Dr. Aírton (PTB) formam o bloco dos parlamentares independentes.
Caso todos os seis vereadores independentes citados e que representam 2/3 do Poder Legislativo municipal votem pela reprovação das contas do prefeito (rejeitando o parecer do TCE), "Nicó" Júnior dificilmente poderá viabilizar sua candidatura de acordo com a legislação eleitoral vigente.
Vale salientar que a fiscalização do Município em todas as áreas da administração é exercida pela Câmara Municipal, inclusive aprovação ou desaprovação de contas.
O Tribunal de Contas exsurge como simples órgão auxiliar, atuando na esfera opinativa, desse modo, o parecer prévio do TCE não vincula o Legislativo, o qual poderá aprovar ou não mediante voto de 2/3 dos seus membros (art. 31, da CF).
O certo é que a Câmara tem também a legitimidade técnica e o DEVER de analisar os gastos públicos com esmero, obedecendo os ditames legais. É a Lei que garante a competência das Câmaras para julgar as contas públicas, portanto, tais decisões merecem o nosso respeito.

Estamos de olho...
via politica pauferrense




É meus amigos, parece que o nome da senhora Emília Suzana (DEM), que atualmente comanda a Secretaria Municipal da Juventude, Habitação e Assistência Social está, praticamente, descartado do pleito de 7 de Outubro.
É que de acordo com a legislação eleitoral, para a disputa de qualquer cargo majoritário um secretário municipal deverá se afastar com até 4 meses de antecendência, coisa que a senhora Emília Suzana ainda não fez, sinalizando, claramente, que deverá participar da campanha de Fabrício Torquato (pré-candidato governista) apenas nos bastidores ou ainda, integrando a coordenação ao lado do prefeito, Leonardo Rego.
Contudo, ainda restam dois dias para ela mudar de opinião (tem até quinta-feira para se decidir), mas pelo o que dizem por aí...
a Secretária de Assistência Social deverá optar por manter-se na pasta e fora da peleja eleitoral.
Como sempre preferiu adotar um estilo técnico, Emília Suzana nunca conseguiu despertar a simpatia da maioria dos eleitores pau-ferrenses, mesmo exercendo um trabalho até razoável no cargo que ocupa.
Agora, confirmando-se este cenário, a vereadora, Zélia Leite (DEM), aparentemente, desponta como favorita para ser a ungida do prefeito para compor chapa com Fabrício.
A não ser que existam outras opções... Existem?

Quem? Digam aí...
via politica pauferrense








O vice-prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que acumulava a função de Secretário Municipal de Saúde, deixou o cargo no último dia 04. Pasta que era gerenciada por ele deste o início da segunda gestão do Prefeito, Leonardo Rego. 
A frente daquela secretaria, Fabrício Torquato teve um trabalho árduo e que foi bem aceito pela população, conseqüência da seriedade com que tratou todas as situações, através da grande diversidade de serviços ofertados à população. 
Após sua saída, ele fez um balanço da sua gestão, a qual considerou extremamente positiva. Entre as diversas atividades, uma das que ele mais destacou, foram os grandes investimentos realizados na construção ou reconstrução das várias unidades de saúde, como a do São Benedito, São Geraldo, Sítio Maniçoba e Sítio Barragem. “São espaços novos, modernos e com a estrutura para atender toda a população, digna das grandes clínicas particulares”, destacou Fabrício. 
No que se refere a infraestrutura de atendimento, a Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas, em um investimento de mais de um milhão de reais, deposta como a maior conquista da saúde pública de toda a região, nos últimos anos. “Dedicamos um grande esforço para essa conquista, pois sabemos o quanto vai representar esse investimento para a população.
Outra importante ação foi o aprimoramento do atendimento de especialidades médicas. Hoje, o município dispõe de quase todas elas, que são custeados com recursos da saúde e próprios do município, melhorando o acesso a esses procedimentos. 
Enquanto várias cidades do Estado enfrentam sérias dificuldades com o avanço da dengue, Pau dos Ferros mostrou que, com esforço e significativos investimentos, é possível manter o mosquito longe da cidade. Fabrício cita que a cidade desenvolveu uma grande campanha de conscientização, a realização de mutirões, além da contratação de 20 novos agentes de endemias, que foram capacitados e equipados e, em um contato direto com a população, contornaram as dificuldades com o Aedes Aegypti. 


Prefeito, Leonardo Rego, ao lado do agora ex-secretário, Fabrício Torquato.
E quando o assunto é a aquisição de novos materiais, Fabrício cita que foram muitas as conquistas. Em pouco mais de 3 anos, ao todo, foram aproximadamente 10 novos veículos incorporados a frota da Secretaria de Saúde. Outras aquisições aconteceram com a instalação de consultórios odontológicos em todas as unidades de Saúde do Município, assim como, a aquisição de auto-claves, para todas as unidades, que melhoram o processo de esterilização dos equipamentos utilizados nos procedimentos. 
Apesar do muito que já havia a disposição da população, Fabrício apontou que outros serviços eram necessários e a secretaria buscou, e conseguiu, a implantação de novas atividades. Uma delas foi o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que auxilia nas atividades do Programa Saúde da Família. Outra atividade é o Serviço de atendimento especializado – SAE, que hoje funciona na Unidade de Saúde Pedro Diógenes Jr., com atendimento regional. 
“Tenho certeza que muitos avanços foram conquistados. Muitas foram as dificuldades, porém, hoje temos a convicção que, com trabalho e determinação, é possível avançar e obter conquistas que melhoram a qualidade de vida de todos os pau-ferrenses. Nesses quase quatro anos, provamos que é possível melhorar tudo que fazemos”, finalizou, Fabrício Torquato. 
“Fabrício foi um grande parceiro da nossa gestão. Trabalhou de forma incansável e, como conseqüência, obteve grandes resultados, como foi a UPA. Ele se mostrou afinado com a nossa proposta de trabalho e de colocar, de vez, Pau dos Ferros nos trilhos do desenvolvimento”, destacou o Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego.
via politica pauferrense




O processo de escolha do candidato a vice-prefeito na chapa da oposição pau-ferrense foi deflagrado de maneira mais incisiva no último fim de semana, durante uma reunião dos dez líderes partidários que integram o bloco oposicionista com o ex-prefeito, Nilton Figueiredo, ainda pré-candidato a prefeito pelo PMDB. 
Na reunião, segundo informações de uma fonte segura, a tão propagada harmonia no grupo que faz oposição ao prefeito, Leonardo Rego (DEM), não marcou presença (nem passou perto). Na verdade, dizem que os ânimos ficaram tão exaltados que foi preciso o ex-prefeito "bater na mesa" e definir que o candidato a vice sairia de uma consulta popular.
O motivo das divergências (discórdias)??? Vou explicar...
A ex-vereadora, Tércia Batalha (PSB), através da sua liderança peculiar, conseguiu o apoio da maioria dos partidos em torno do seu nome, só que devido aos problema$ futuros que a sua indicação poderia acarretar com o afastamento de Xavier "Pneus", alguns voltaram a defender o nome do empresário na reunião como possível vice ou pelo menos que ele indicasse o seu filho Maison Rêgo para a composição da chapa.
Pronto, esse foi o estopim suficiente para a pequena divergência na reunião que, inclusive, levou muitos a pensarem que se a ex-vereadora não for a escolhida (de qualquer jeito)...
Uma terceira candidatura poderá esquentar a eleição municipal numa provável dobradinha PSB/PT. Será?
Ao que parece, ninguém na oposição está dando muito crédito para a realização dessa pesquisa, pois até o próprio empresário Xavier "Pneus" teria mandado excluir o seu nome (o de Maison também) da sondagem, num claro sinal de desconfiança, mas existem alguns que juram de "pé junto" que a oposição está forte e unida. Vai entender, né não?
Também não tem contribuído muito para a oposição o fato de alguns dos seus líderes partidários ficarem dizendo pelos bares da cidade que Nilton Figueiredo estaria querendo "passar a perna" em Tércia Batalha com a realização dessa pesquisa, já que segundo uma certa fisioterapeuta... 
Quase todos os partidos estariam fechados com a ex-vereadora e o resultado da consulta popular poderia colocar em risco o que teria sido acordado desde o início do ano, ou seja, o direito dos partidos de indicar o candidato a vice.
O fato concreto mesmo é que Dr. Nilton Figueiredo precisa tomar logo as "rédeas" dessa situação com habilidade, antes que a tão propagada harmonia no grupo oposicionista se transforme num jogo de intrigas e discórdias. Afinal de contas... 
Em casa de família desunida, não haverá prosperidade.
Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos que virão nos próximos dias para tomarmos conhecimento do verdadeiro desfecho desse "princípio de incêndio" na oposição pau-ferrense, mas até lá...
Aconselho aos integrantes do grupo oposicionista a deixarem de estar relatando o resultado de suas reuniões nos bares da cidade (em voz alta), pois quem fica ouvindo acaba pensando que a harmonia nunca visitou os encontros políticos de vocês.
Fica a dica, ok?
via politica pauferrense


A governadora, Rosalba Ciarlini, em companhia do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregou 26 retroescavadeiras a municípios potiguares beneficiados pela 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

As retroescavadeiras que foram entregues aos prefeitos presentes na solenidade, dentre eles, Gildene Barreto (São Francisco do Oeste) e Alberone Néri (Encanto), têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, auxiliando na recuperação de estradas vicinais, reduzindo os impactos da seca e ajudando na abertura de barragens, importantes para a convivência do homem do campo com a seca. 


Para a prefeita de São Francisco do Oeste, Gildene Barreto, a aquisição dessa retroescavadeira será de grande valia para o atendimento de pleitos importantes, como a construção de estradas na Zona Rural e, principalmente, a manutenção e construção de açudes. 

"Além disso tudo, a chegada desse importante veículo reforçará significativamente a nossa frota", finalizou Gildene.
Já o prefeito de Encanto, Alberone Néri, destacou os benefícios que a retroescavadeira vai trazer: 
“Esta máquina vai contribuir ainda mais para o trabalho de recuperação das estradas vicinais, no auxílio a limpeza pública da cidade e na construção de pequenas barragens para piscicultura”, disse.

Sem dúvidas, as retroescavadeiras foram uma importante aquisição para os referidos municípios alto-oestanos.

via politica pauferrense





Estive, no último sábado (02), visitando a cidade de São Miguel, a qual se diga terá uma das campanhas eleitorais mais eufóricas da região. Na visita, pude constatar que o trabalho de articulações nos bastidores está a pleno vapor entre os pré-candidatos que disputarão o comando do Executivo local. 

É de conhecimento geral que tanto o grupo situacionista quanto o oposicionista racharam, todavia, apenas o segundo lançou sua chapa e que será encabeçada pela ex-deputada, "Nirinha" Fernandes (esposa do dep. Raimundo Fernandes). O jovem Acácio Filho, herdeiro do ex-líder da oposição, Dr. Acácio Campos, comporá como candidato a vice-prefeito. 

Pelo o que me disseram, até aqui "Nirinha" tem feito uma pré-campanha aguerrida, inclusive, realizando um intenso trabalho de visitas junto aos eleitores de todo o município. Ela conta, em tese, com o apoio de nove partidos, cinco vereadores e tentará a todo custo conquistar o comando da prefeitura local. 

Já o Prefeito, Dr. Galeno Torquato, tem preferência pela pré-candidatura do ex-prefeito, Dr. Dario Vieira, o qual é tido como franco favorito e dono de grande popularidade no município. 

Contudo, o referido, ainda não foi oficializado como candidato da situação e, tampouco, apresentou seu companheiro de chapa.

Mesmo assim, segundo informações, Dr. Dario estaria liderando com folga todas as pesquisas realizadas até o momento para "consumo interno", mas não podemos confirmar essa informação em virtude das restrições impostas pela legislação eleitoral, afinal, só se pode divulgar o resultado de um levantamento se ele estiver devidamente registrado no TRE. 

Entretanto, podemos dizer que pelo andar da carruagem...

O médico Dario Vieira poderá se dar ao luxo de ter uma boa "gordura" para "queimar" durante um bom tempo, sem ao menos sentir-se ameaçado pelos os seus principais concorrentes.

Por fim, a situação do Dr. Salismar, Ex-Dep. Estadual, o qual foi candidato à vice da oposição nas duas últimas eleições, ao lado do tetra-derrotado, Dr. Acácio, que perdeu eleições em 1988, 2000, 2004 e 2008. 

Salismar está, ainda, pré-candidato, tentando oportunizar uma campanha atípica em cidades provincianas como São Miguel, com três candidatos. 

O referido cardiologista foi abandonado pelo PMDB que, ano passado, jurou-lhe de pés juntos e ajoelhado que marchariam unidos para vencer as eleições de 2012, inclusive, com as bênçãos do Dep. Gustavo Fernandes. 

A promessa foi descumprida, sem nenhuma explicação à Salismar. 

Pelo que vi e ouvi, o ex-deputado é peça importante nessa eleição e poderá ser o fiel da balança, pois na última eleição obteve 2.400 votos no município para deputado, estando inclusive, sendo cortejado por Dr. Dario para ser seu vice. 

Mas, em verdade, digo que somente após a oficialização das candidaturas é que poderemos analisar com uma maior perícia o quadro eleitoral do município. Por enquanto, ficaremos só nas conjecturas.

Ou pelo menos, até que algum fato novo aconteça...

via politica pauferrense



O presidente da Primeira Câmara do Tribunal de Contas, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, está cobrando dos presidentes das Câmaras Municipais a remessa de cópias das atas de julgamento, acompanhadas das correspondentes atas das sessões, relativas às Contas Anuais do Município que tenham recebido parecer prévio do TCE e tenham sido submetidas a julgamento da respectiva Casa Legislativa, concernente aos exercícios de 2000 a 2010.
O conselheiro informou que a cobrança se deve à falta de atendimento por partes de 68 Câmaras Municipais. Ele alerta que o Órgão de Contas estabeleceu um prazo de 10 dias, a partir do recebimento do comunicado enviado pelo Tribunal, na data de 27 de fevereiro de 2012, para a remessa da documentação. Entretanto, 68 Câmara Municipais estão devedoras de documentos ou com atas de alguns exercícios pendentes.
Diante da inadimplência, foi concedido um novo prazo improrrogável de cinco diaspara o envio dos documentos requisitados. O prazo começa a ser contado a partir do recebimento do ofício, remetido na manhã da sexta-feira 01 de junho.
Carlos Thompson esclarece ainda que no caso de o Poder Legislativo persistir inerte, sem remeter a documentação, o TCE irá comunicar a omissão ao Ministério Público Estadual, bem como ao Ministério Público Eleitoral para adoção das providências cabíveis no âmbito de suas competências.
Dos municípios do Alto Oeste, as Câmaras de vereadores que estão inadimplentes ou faltando documentação são: Antônio Martins, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Luís Gomes, Major Sales, São Miguel, Severiano Melo e Viçosa.
Informações do TCE-RN

via politica pauferrense


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz