RESUMO DAS NOVELAS

10 de mai. de 2012

Suposto pagamento de propina ao senador, José Agripino, deverá ser o escândalo nacional da semana




A delação premiada de Alcides Fernandes foi tornada pública nesta quarta-feira (9) e confirmou o que há muito se comentava à boca miúda no Rio Grande do Norte: que o senador, José Agripino Maia (DEM), teria sido beneficiado com promessa de propina que soma um milhão de reais e que teria sido paga por George Olímpio, apontado como mentor das fraudes investigadas no Detran/RN, no âmbito da Operação Sinal Fechado.


A revista Carta Capital já teve acesso ao conteúdo da mídia e antecipou a informação sobre o senador potiguar. O texto relata as intricadas relações e cita ainda a suposta propina que, de acordo com Gilmar da Montana, outro investigado, foi dada a Carlos Augusto Rosado para a campanha de Rosalba Ciarlini (DEM) em 2010.


De acordo com trechos da delação (gravada em vídeo), Barbosa afirma ter sido chamado, no fim de 2010, para um coquetel na casa do senador Agripino Maia, segundo disse aos promotores, para conhecer pessoalmente o presidente do DEM. O convite foi feito por João Faustino Neto, ex-deputado, ex-senador e atual suplente de Agripino Maia no Senado Federal.


Segundo o lobista, ele só foi chamado ao encontro por conta da ausência inesperada de outros dois paulistas, um identificado por ele como o atual senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e o outro apenas como “Clóvis” – provavelmente, de acordo com o MP, o também tucano Clóvis Carvalho, ex-ministro da Casa Civil do governo Fernando Henrique Cardoso.

Aos promotores, Alcides Barbosa revelou que foi levado ao “sótão” do apartamento do senador Agripino Maia, em Natal, onde garante ter presenciado o advogado Olímpio negociar com o senador apoio financeiro à campanha de 2010. Na presença de Faustino Neto e Barbosa, diz o lobista, George prometeu 1 milhão de reais para o presidente do DEM.

O pagamento, segundo o combinado, seria feito em quatro cheques do Banco do Brasil, cada qual no valor de 250 mil reais, a ficarem sob a guarda de um homem de confiança de Agripino Maia, o ex-senador José Bezerra Júnior, conhecido por “Ximbica”. De acordo com Barbosa, Agripino Maia queria o dinheiro na hora, mas Olímpio afirmou que só poderia iniciar o pagamento das parcelas a partir de janeiro de 2012.


Versão de José Agripino


Procurado, o senador José Agripino Maia negou todas as acusações. Afirma que nunca houve o referido coquetel no apartamento dele, muito menos repasse de 1 milhão de reais das mãos da quadrilha para sua campanha eleitoral, em 2010.


Negou até possuir um sótão em casa. “Sótão é aquela coisinha que a gente sobe por uma escadinha. No meu apartamento eu tenho é uma cobertura”, explicou.


Agripino Maia afirma ser vítima de uma armação de adversários políticos e se apóia em outro depoimento de Gilmar da Montana, onde ela nega ter participado do coquetel na casa do senador.

via politica pauferrense

Professores da rede estadual paralisam atividades nesta quinta-feira (10).







Os professores da rede estadual irão paralisar as atividades durante todo o dia nesta quinta-feira (10). A manifestação terá início às 9h e ocorrerá até às 15h, quando os irão realizar um debate na Assembleia Legislativa.

Na manifestação, os professores irão cobrar melhorias nos planos de carreira e nas condições de trabalho, segundo informou a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), Fátima Cardoso.


De acordo com ela, a paralisação ocorrerá para a cobrar o pagamento do plano de carreira dos funcionários e o pagamento de forma integral dos aposentados.

Além disso, os professores cobram o envio de um Projeto de Lei que encontra-se no Governo. "Tem um projeto de Lei sobre a revisão de plano de carreira que está no Governo desde 2010", disse Fátima Cardoso.


Outro ponto citado pela presidenta como motivador da greve é sobre a intenção do Governo de privatizar pontos da Educação e da Saúde.


Com informações do Tribuna do Norte




Agricultores terão direito a crédito especial.





Os agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e afetados pela seca ou estiagem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) contam, desde ontem, com uma linha de crédito especial.


Resolução do Banco Central publicada no Diário Oficial da União abrange os municípios que tiveram decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública, pelo Ministério da Integração Nacional, a partir de 1º de dezembro de 2011.

O crédito vale para os agricultores familiares adimplentes que desejam realizar operações de investimento. O limite de crédito por agricultor é R$ 12 mil, com prazo de pagamento até dez anos, com três anos de carência, e taxa de juros de 1% ao ano. O agricultor conta ainda com um bônus de desconto de 40% sobre as parcelas de financiamento pagas em dia.


Os agricultores que quiserem acessar o crédito têm até o dia 30 de dezembro de 2012 para solicitá-lo. Ele deve procurar uma empresa de assistência técnica e extensão rural no seu município para obter orientações sobre como acessar a linha de crédito e a melhor forma de empregar os recursos.


Os financiamentos priorizam projetos de convivência com a estiagem ou seca, focados na sustentabilidade dos agroecossistemas, priorizando ações de infraestrutura hídrica e implantação, ampliação, recuperação ou modernização das demais infraestruturas, inclusive as relacionadas a projetos de produção e serviços agropecuários e não agropecuários, de acordo com a realidade da unidade familiar.


Prefeito de Antônio Martins persegue comerciantes


Deu no Blog SOS Antônio Martins:



Em mais uma ação orquestrada contra o povo, o Prefeito de Antonio Martins, Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), entrou com duas medidas liminares na Justiça para despejar dois comerciantes do município, sem qualquer motivo.


O mandatário municipal quer a todo custo tomar os quiosques públicos que são ocupados pelos comerciantes José Maria Venceslau de Souza e Magnaldo Batista de Souza.


Os dois mantêm seus pontos comerciais desde o início, quando foram inaugurados por volta de 2007, e é de onde tiram o sustento para suas famílias, que agora correm o risco de passarem por sérias privações.


Na tentativa de tomar os imóveis locados aos dois comerciantes, Edmilson Fernandes mentiu à Justiça, ao alegar que José Maria estava ocupando o espaço de forma irregular e que, o contrato de Magnaldo havia expirado em 1º de agosto de 2008.


Como o juiz da Comarca de Martins, Ederson Solano Batista de Morais, não é nada bobo, ao relatar seu parecer, com o posicionamento do Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN), preferiu optar pelo indeferimento do pedido feito por Edmilson Fernandes, por considerar descabido.


O magistrado entendeu que “a presente ação não é de força nova, não podendo, por isso, ser concedida a medida liminar, vez que é afirmado na inicial que o demandado ocupa irregularmente o imóvel desde 2007, o que revela a demora de mais de três anos entre tal fato”, o que diante do exposto, por não ser a ação de força nova, posto que ajuizada depois de mais de ano e dia do uso irregular, indeferiu o pedido de liminar apresentado contra José Maria.


Quanto a Magnaldo Souza, Dr. Ederson Solano considerou também que a ação, movida pelo Prefeito, não era de força nova, não podendo ser concedida a medida liminar, vez que é afirmado na inicial que o contrato de comodato, firmado com o réu, terminou em 01 de agosto de 2008, o que revela a demora de mais de três anos da ação.


Não se sabe se a decisão tomada pelo juiz da Comarca de Martins será definitiva ou até quando, uma vez que foi dado um prazo para o Prefeito apresentar novas provas.


Caso consiga na Justiça expulsá-los de seus respectivos pontos comerciais, Edmilson Fernandes estará provando que é um desalmado, pois são dois cidadãos de bem, que vêm sobrevivendo desses quiosques há pelo menos cinco anos.


Com relação a José Maria, existe mais um agravante na ação movida pelo Prefeito: ele é pai de oito filhos, todos pequenos. O comerciante, que tem seu quiosque público instalado na Praça Francisca de Paiva, era quem também fazia a poda das árvores da cidade, há uns 11 anos, mas foi demitido sumariamente pelo chefe do executivo.


Já Magnaldo, cujo ponto fica localizado na Praça Boa Esperança, está ainda sem acreditar no que vem ocorrendo. Mesmo contra a vontade do Prefeito, que quer despejar os dois, eles continuam abrindo seus comércios normalmente.


Com a atitude, Edmilson Fernandes somente reforça a ideia de que não tem a menor compaixão do povo de Antonio Martins, como já ocorreu em outras ocasiões.


A insistência em despejar os comerciantes é um ato claro de autoritarismo, arbitrariedade, de perseguição, com sentimento politiqueiro, pois além do desrespeito, uma vez que ele entende que os dois não atendem aos seu interesses políticos.

via folha regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL

vooz